O Conselho Regional de Economia Acadêmico de Minas Gerais – Corecon Acadêmico-MG – é uma extensão do Conselho Regional de Economia da 10ª Região/MG – Corecon-MG – criado oficialmente no dia 8 de agosto de 2019, pela Portaria Nº 138 e regulamentado por estatuto próprio. Possui representação pelos estudantes graduandos em Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais do Estado de Minas Gerais. O Corecon Acadêmico situa-se na Rua Paraíba, 777, Savassi – Belo Horizonte.

O Corecon Acadêmico de Minas Gerais surgiu devido à necessidade de aproximar o Corecon-MG dos estudantes de Ciências Econômicas, a priori, e de Relações Econômicas Internacionais. A inclusão de estudantes desses dois cursos na instituição deu-se pela afinidade existente entre as grades curriculares.

Foi criado na gestão do presidente Paulo Bretas, na plenária final do XXII Congresso Brasileiro de Economia, ocorrida em 08 de setembro de 2017. No mesmo evento, criou-se uma comissão provisória composta por estudantes dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais do Estado de Minas Gerais.

Missão:

Atuar junto do Corecon-MG e das universidades de Minas Gerais com intuito de promover uma melhor formação acadêmica, profissional e humana para os estudantes de Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais do estado, fomentando a reflexão e promoção de um debate econômico cada vez mais democrático e pautado no contexto social brasileiro.

Visão:

Ser uma instituição de referência para todos os estudantes de Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais de Minas Gerais, lhes representando frente às suas demandas acadêmico-profissionais. Soma-se a isso a busca pela promoção da popularização do debate econômico para todas as camadas da sociedade e a disseminação da importância da visão social para o desenvolvimento sustentável da economia.

Valores:

Honestidade, trabalho, justiça social, liberdade, fraternidade e compromisso com o desenvolvimento profissional e intelectual dos estudantes e de toda a comunidade.

Documentos:

•  PORTARIA Nº 138 DE 08 DE AGOSTO DE 2019 – Constitui o Corecon Acadêmico-MG
•  ESTATUTO – Conselho Regional de Economia Acadêmico de Minas Gerais – Corecon Acadêmico-MG
•  PORTARIA Nº 1 DE 27 DE JULHO DE 2020 – Criação da diretoria de Recursos Humanos do Corecon Acadêmico

Relatórios:

•  Relatório de gestão 2019-2020

Parceiros:

             
Contato:

academico@corecon-mg.org.br