Conselheiros efetivos 2024

Alzira Alice de Souza

Formada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela PUC Minas, Mestre em Administração, Profissional da área de controladoria e finanças com larga experiência em gestão financeira, contábil e fiscal, riscos, tesouraria, planejamento estratégico, orçamento empresarial, sistema de informações gerenciais / BI, negociações financeiras, atendimento às Auditorias Externas, estudos de projetos e de investimentos.

 

 

 

Ario Maro de Andrade

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda, mercado de capitais, previdência social, turismo e capital humano.

 

 

Carolina Rocha Batista

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, processo de modernização regional de Minas Gerais e análise dos Censos Industriais na primeira metade do século XX. Atualmente trabalha com planejamento financeiro no setor da comunicação e é Vice-Presidente do CORECON-MG.

 

Emmanuele Araújo da Silveira

 

Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestranda em Administração pela PUC Minas e Pesquisadora de uma economia mais justa, inclusiva e democrática.

 

 

 

 

Gelton Pinto Coelho Filho

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário UNA (2004), foi Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios na Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A) e Diretor de Programas e Desenvolvimento do Turismo entre os anos de 2011 e 2012. da mesma empresa. Secretário Municipal Adjunto de Recursos Humanos e Controlador na Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves. Professor de economia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix entre 2008 e 2018. Atualmente presidente governamental do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Belo Horizonte.

Lourival Batista de Oliveira Júnior

Economista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), é professor e ex-diretor da Faculdade de Economia da UFJF e membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação Profis-sional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF.

 

 

 

Valquíria Aparecida Assis

Economista pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal). É ex-presidenta do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (Sindecon-MG).

 

 

 

Vanessa Rodrigues Custódio

Weslley Antônio Tadeu Monteiro Cantelmo

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR-UFMG). Mestre em Geografia – Organização do espaço – pelo Instituto de Geociências (IGC-UFMG) (2014). Graduado em Ciências Econômicas pela UFMG. Na pesquisa de doutorado desenvolveu as noções de subsunção manchada e de insistência reprodutiva, como forma de interpretar a dinâmica histórica que caracteriza a relação dos povos indígenas com o capitalismo envolvente.

 

 

Conselheiros suplentes 2023

Davyson Demmer Guimarães Barbosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em nova economia, competitividade, arranjo produtivo local (apl), desigualdade regional e inovação. Atualmente é mestrando em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais com previsão de término em 2022. 

 

 

 

Francisco Horácio Pereira de Oliveira

Bacharel em Ciências Econômicas (1998), Mestre em Economia (2002) e Doutor em Economia (2013) com ênfase em Economia Regional e Urbana pelo Cedeplar/UFMG. Possui experiência docente em ensino superior desde 2000. Tem experiência na área de consultoria e gestão de parques científicos e tecnológicos, além de pesquisador com ênfase em Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica. Também possui experiência em projetos de estruturação de sistemas estaduais de inovação e projetos para a promoção da cultura de inovação em instituições de ensino superior. Atualmente é professor efetivo e leciona disciplinas nas áreas de Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico no curso de Ciências Econômicas da UFOP. Também é professor colaborador, desde 2017/1, do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG.

Gabriel Vaz de Oliveira

 

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Maringá – UniCesumar, com atuação  em negociação de crédito para pessoa jurídica; com licenciatura em música pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

 

 

 

 

Gustavo Aguiar Pinto

 

Possui Graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é Assistente Administrativo – Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Tendo experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas.

 

 

 

 

João Vitor Leite Rodrigues

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG (Defesa prevista para 13/04/2023). Assistente de pesquisa no Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos da UFMG e junto à rede INCT/Observatório das Metrópoles. Áreas de Interesse: Estudos Urbanos, Planejamento Regional e Urbano, e Finanças Públicas.

 

 

 

Lourival Batista de Oliveira Júnior

Economista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), é professor e ex-diretor da Faculdade de Economia da UFJF e membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação Profis-sional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF.

 

 

 

Tania Cristina Teixeira

Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em MASTER -DEA pela Universidade de Valencia (2003), mestre em Ciência Política pela UFMG, doutora em Economia aplicada – UNIVERSIDAD de VALENCIA (2014) e doutorado em Economia Aplicada – Universitat de València (2014). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano, economia social, economia do turismo e tecnologias sociais.

 

 

Wallace Marcelino Pereira

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Economia da Indústria e Desenvolvimento Econômico pelo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutor em Economia Aplicada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais – CEDEPLAR / UFMG, com passagem pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe – CEPAL/ONU e pelo Centre of Latina American Studies – CLAS da University of Cambridge – UK. Tem experiência na área de Economia com ênfase em Macroeconomia, Desenvolvimento, Crescimento Econômico e Economia Regional. Atua principalmente nos seguintes temas: Mudança Estrutural (Industria e Serviços), Política Econômica, Planejamento Regional, Economia Brasileira e Latino Americana. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Política Econômica e Desenvolvimento Produtivo – LAPED (www.olaped.com.br)